Pato Branco, na região Sudoeste do Paraná, é um Município que adotou a inovação e o empreendedorismo para se desenvolver. Com mais de 90 mil habitantes, a cidade está próxima da divisa com Santa Catarina e cerca de 100 quilômetros da Argentina, numa posição estratégica no Mercosul.
O Município é reconhecido hoje como Cidade Digital pela Rede Cidades Digitais, assim como a 5ª cidade mais inteligente do Brasil segundo a Revista Exame, em estudo divulgado em 2017 e que considerou cidades com até 100 mil habitantes. Já no ranking geral da Revista IstoÉ, que relaciona as melhores cidades de médio porte do Brasil, Pato Branco está na 25ª posição. Em 2016, a cidade foi destaque na revista britânica The Economist.
Destaque, ainda, para os espaços de esporte e lazer revitalizados, situados de forma descentralizada nos bairros da cidade, que dispõem de infraestrutura e praças modernas, prontas para receber as famílias. Outro exemplo é o Parque do Alvorecer, que dispõe de mais de 1 milhão de metros quadrados de área de conservação ambiental e oportuniza o contato com a natureza. No Largo da Liberdade e na Praça Presidente Vargas, a população de Pato Branco e região tem atrativos pontos de encontro e diversas opções voltadas à qualidade de vida.
Como reflexo, Pato Branco é uma das cidades mais desenvolvidas do país. A cidade ocupa o 4º lugar do Paraná no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), com destaque para a Saúde, Educação e geração de emprego e renda. Entre os 5.571 municípios brasileiros, Pato Branco assume a 19ª posição no País, liderando na região Sudoeste do Paraná – desde 2013, o município subiu 32 posições no ranking nacional.
Destaque ainda para a Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação – INVENTUM, que reuniu mais de 110 mil visitantes em 2017, quando recebeu a primeira experiência tecnológica realizada pelo Instituto Campus Party em uma cidade interiorana, a Campus Weekend Pato Branco. A cidade possui, também, outras feiras setoriais, como a Casa e Construção e a Exporural, que diversificam o calendário de eventos, que tem ainda Expopato como vitrine do comércio e do agronegócio local e regional.
Fotos: Rudi Bodanese, Rodinei Santos, Ricardo Trombeta / Acervo do Departamento de Imprensa da Prefeitura de Pato Branco